Credibilidade: produto principal oferecido pelos escritórios de contabilidade

13/03/2011 00:01

Muitos acreditam que o produto final de um escritório de contabilidade é efetuar cálculos trabalhistas, preencher declarações a receita federal e calcular os tributos ao governo.

O Exposto acima na realidade é um produto secundário dos escritórios de contabilidade. O Produto principal oferecido por um escritório de contabilidade é a “credibilidade” no qual a contabilidade consegue transmitir aos credores, fornecedores, bancos, diretores e demais interessados.

A Credibilidade é peça chave para aqueles que utilizam as demonstrações contábeis, informações confiáveis é fator fundamental na tomada de decisão.

Quando falamos em credibilidade nas demonstrações contábeis, automaticamente associamos ao parecer de um Auditor Independente, porém no Brasil o número de empresas que não passam por
Auditoria Externa é muito grande, e a credibilidade que é passada ao usuário externo advêm da assinatura de um contador e o nome que leva o escritório de contabilidade.

Para entendermos a importância da credibilidade a uma empresa que elabora ou opine sobre as demonstrações contábeis, vamos voltar ao final da década de noventa, quando uma das maiores empresas de
Auditoria e consultoria chegou ao fim. “Vocês sabem qual foi o motivo de sua queda?”. A queda da empresa de Auditoria e Consultoria foi causada pela perda de seu principal produto a “credibilidade”.

Para garantir a credibilidade, o mercado exige que o trabalho contábil seja efetuado por uma empresa respeitada no mercado, assim para não perder a credibilidade, a qualificação e a educação continuada são fundamentais para a manutenção de sua credibilidade.

Em Belo Horizonte, a Papyrus Contabilidade vem incentivando aos seus colaboradores a estudar e se qualificar para o mercado, o escritório oferece auxilio de estudo para aqueles que estão cursando graduação ou técnico em contabilidade. Além do auxilio oferecido aos colaboradores, treinamentos e cursos são ministrados periodicamente pelos coordenadores.

A postura adotada pela Papyrus Contabilidade há alguns anos já vem sendo adotada pelas grandes empresas de auditoria, que incentivam aos colaboradores a estudarem, pagando parte de sua faculdade. O Resultado pode ser observado por um trabalho de qualidade e credibilidade em todo o mundo. Quem já não escutou o nome KPMG, Deloitte, Pricewaterhousecoopers e Ernst e Young?

Como na
Auditoria essa metodologia da qualificação e incentivo aos estudos foi fundamental para o crescimento e credibilidade, acreditamos que é o fator chave para o crescimento e a valorização do produto “credibilidade” para os escritórios de contabilidade.

 

Autor: Carlos Alberto Ribeiro Oliveira Pinto Junior

caropjunior@hotmail.com