Meus honorários estão defasados, o que fazer?

12/03/2011 20:58

Sem dúvida alguma este é um assunto polêmico e questionado em todos os escritórios de contabilidade, hoje vou iniciar uma serie de artigos sobre o tema, na expectativa de demonstrar a você leitor que esta situação pode ser modificada.

Para iniciar vamos fazer uma reflexão...

Quantas vezes deixei de aumentar um honorário por medo de perder o cliente para a concorrência?
Será que meu honorário está defasado?

Esse cliente tem pouco movimento, vou cobrar meio Salário Mínimo dele.

Estou aumentando minha Carteira de clientes, porém não estou tendo lucro.

Estou pagando muitas multas, meus funcionários estão errando muito, será que os mesmos estão capacitados para exercer a função deles?

Quando meu cliente pede desconto, no final sempre concedo a ele, na expectativa de manter ele como cliente.
Esse cliente é influente, vou cobrar pouco dele para manter ele aqui.

As idéias acima são decorrentes a realidade dos escritórios de contabilidade, muitas vezes trabalhando abaixo do custo, reduzindo a qualidade do trabalho, aumentando a Carteira de clientes sem se lembrar de aumentar os honorários contábeis.
Para mudar a realidade exposta, os escritórios contábeis precisam tomar algumas atitudes com, por exemplo, criar uma tabela de Preço por serviços, cobrar dos conselhos regionais a fiscalização do exercício da profissão em escritórios que cobram pouco, trabalham abaixo do custo, porém não efetuam o trabalho ou quando efetuam não se atualizam as novas realidades da contabilidade.

Até mesmo para um Contador é difícil calcular como um escritório consegue prestar Serviços de contabilidade a um cliente cobrando meio salário mínimo. O custo mínimo para a prestação de Serviços deve levar em conta:

Energia Elétrica, Recepcionista, Motoboy, um profissional que faça o contábil, fiscal e pessoal, a depreciação dos equipamentos que constam no escritório, o espaço físico, e o mais importante, o Capital intelectual. Não foi para trabalhar abaixo no custo que o profissional ficou pelo menos quatro anos na cadeira de uma universidade.

Aumentar a qualidade do trabalho oferecido pode ser o caminho a ser traçado pelos contadores, para conseguir renegociar seus honorários, o calculo do custo também é muito importante para evitar que o custo fixo fique a cargo de apenas um honorário.

Assim peço a todos os colegas de profissão que verifiquem o real custo para apresentar um trabalho de qualidade, assim à classe será engrandecida e os colegas terão condição de aumentar a qualidade dos Serviços prestados.

 

Confiabilidade: produto principal oferecido pelos escritórios de contabilidade

Qual é o produto principal oferecido por um escritório de contabilidade?

Muitos acreditam que o produto final de um escritório de contabilidade é efetuar cálculos trabalhistas, preencher declarações a receita federal e calcular os tributos ao governo.

O Exposto acima na realidade é um produto secundário dos escritórios de contabilidade. O Produto principal oferecido por um escritório de contabilidade é a “credibilidade” no qual a contabilidade consegue transmitir aos credores, fornecedores, bancos, diretores e demais interessados.

A Credibilidade é peça chave para aqueles que utilizam as demonstrações contábeis, informações confiáveis é fator fundamental na tomada de decisão.

Quando falamos em credibilidade nas demonstrações contábeis, automaticamente associamos ao parecer de um Auditor Independente, porém no Brasil o número de empresas que não passam por Auditoria Externa é muito grande, e a credibilidade que é passada ao usuário externo advêm da assinatura de um contador e o nome que leva o escritório de contabilidade.

Para entendermos a importância da credibilidade a uma empresa que elabora ou opine sobre as demonstrações contábeis, vamos voltar ao final da década de noventa, quando uma das maiores empresas de Auditoria e consultoria chegou ao fim. “Vocês sabem qual foi o motivo de sua queda?”. A queda da empresa de Auditoria e Consultoria foi causada pela perda de seu principal produto a “credibilidade”.

Para garantir a credibilidade, o mercado exige que o trabalho contábil seja efetuado por uma empresa respeitada no mercado, assim para não perder a credibilidade, a qualificação e a educação continuada são fundamentais para a manutenção de sua credibilidade.

Em Belo Horizonte, a Papyrus Contabilidade vem incentivando aos seus colaboradores a estudar e se qualificar para o mercado, o escritório oferece auxilio de estudo para aqueles que estão cursando graduação ou técnico em contabilidade. Além do auxilio oferecido aos colaboradores, treinamentos e cursos são ministrados periodicamente pelos coordenadores.

A postura adotada pela Papyrus Contabilidade há alguns anos já vem sendo adotada pelas grandes empresas de auditoria, que incentivam aos colaboradores a estudarem, pagando parte de sua faculdade. O Resultado pode ser observado por um trabalho de qualidade e credibilidade em todo o mundo. Quem já não escutou o nome KPMG, Deloitte, Pricewaterhousecoopers e Ernst e Young?

Como na Auditoria essa metodologia da qualificação e incentivo aos estudos foi fundamental para o crescimento e credibilidade, acreditamos que é o fator chave para o crescimento e a valorização do produto “credibilidade” para os escritórios de contabilidade.

 

Autor: Carlos Alberto Ribeiro Oliveira Pinto Junior